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domingo, 6 de fevereiro de 2011

Renascimento Carolíngio e Otoniano



Renascimento Carolíngio  

 A cultura e a arte da Europa sofreram modificações com a queda do Império Romano do Ocidente e a entrada e fixação dos povos bárbaros (Visigodos, Ostrogodos, Francos, Saxões, entre outros).
 De entre todos estes povos foram os Francos os mais importantes para a Civilização europeia e os mais conhecidos, principalmente a partir do séc. VIII, quando Carlos Magno, primeiro como rei e depois como imperador, conseguiu unificar o seu poder e formou o Sacro Império Romano-Germânico. Para isso promoveu uma reforma litúrgica e o desenvolvimento da cultura e das artes - o Renascimento Carolíngio, que se prolongou até ao final do séc. X.
 Inspirada na tradição romana e nas influências bizantinas, a arte carolíngia foi humana, realista, figurativa e monumental.
 As construções possuíam exteriores maciços, pesados e severos einteriores ricamente decorados com pinturas murais, mosaicos e baixos-relevos.
  Algumas igrejas apresentavam uma construção acoplada que abria em tribuna para o interior (local onde o imperador assistia aos ofícios) e, exteriormente, funcionava como um pórtico, ladeado por duas torres;
  De todas as construções feitas neste período destacam-se: os palácios de Ingelheim e de Nimègue, a capela palatina de Aix-la-Chapelle (actual Aachen) que hoje se enconta bastante modificada exteriormente, a Igreja de Germigny-des-Près e o Mosteiro de São Gall, na Suiça, cujo projecto total é conhecido pela descrição num pergaminho.


Os interiores ricamente decorados da Capela de Aix-la-Chapelle, Alemanha, séc. VIII:



Renascimento Otoniano

Em meados do séc. X, a Alemanha era governada por Otão I, que aproveitou a crise política que arrasava o Norte da Itália e de pequenos reinos vizinhos, para os conquistar. Assim nasceu o Império Germânicoque, embora mais pequeno e frágil que o Sacro-Império de Carlos Magno, pretendia cumprir a mesma função.
 Tal como Carlos Magno, Otão procurou desenvolver a cultura e a arte - o Renascimento Otoniano, que se fez sentir entre 936 e 1024.
Inspirou-se na tradição romana e na arte bizantina e carolíngia, mas criou um novo modelo, que será adoptado mais tarde pela arquitectura românica alemã: planta de dupla cabeceira e entradas laterais, com dois transeptos contrapostos, com tribuna e com torres nos cruzeiros e nos extremos dos transeptos.
De todas as construções feitas neste período destacam-se principalmente: a Igreja de S. Miguel de Hildesheim, a de S. Ciríaco de Genrode e a Abadia de S. Jorge de Oberzell.

Igreja de S. Miguel de Hildesheim, Saxónia:


 Bibliografia:

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_otoniana
-http://umolharsobreaarte.blogs.sapo.pt/10392.html
- http://pt.shvoong.com/humanities/history/505937-renascimento-carol%C3%ADngio/
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Renascen%C3%A7a_carol%C3%ADngia 

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